Maria da Conceição Tavares, renomada economista brasileira, faleceu aos 94 anos neste sábado, deixando um legado marcante no campo da economia nacional. Reconhecida por suas contribuições ao pensamento desenvolvimentista, Tavares foi uma voz influente na academia e na formulação de políticas econômicas no Brasil. A informação é do site Brasil 247.
A economista, além de ter tido um legado de impacto da formação de uma geração de vozes do campo no Brasil, e ter sido umas das principais vozes no Plano Real, também se tornou popular nas redes sociais com cortes de suas aulas.
Diversos trechos de suas aulas viralizam nas tedes sociais com explicações de conceitos da economia atual.
Nascida em Anadia, Portugal, em 1927, Tavares mudou-se para o Brasil em 1954, fugindo da ditadura salazarista. Sua carreira abrangeu diversos cargos importantes, incluindo passagens pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
Seu trabalho seminal, "Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil", publicado em 1972, é considerado uma análise crucial da economia brasileira e influenciou gerações de economistas e políticos.