O biógrafo Robert Jobson revelou detalhes sobre a breve separação entre o príncipe William e Kate Middleton em 2007. Em seu novo livro, "Catherine, Princess of Wales", Jobson relata que o casal se separou após uma discussão calorosa por telefone.
De acordo com o autor, Kate estava ciente de que William não tinha pressa em pedi-la em casamento e estava disposta a esperar. No entanto, William sentia necessidade de mais espaço para "encontrar o seu próprio caminho" e não podia prometer um pedido de casamento naquele momento. Durante a conversa de 30 minutos, ambos reconheceram que estavam em "páginas diferentes", o que resultou na separação. Kate se sentiu duplamente decepcionada por ter sido abandonada pelo telefone, conforme relata Jobson.
A reconciliação do casal ocorreu pouco tempo depois, durante uma festa à fantasia organizada pelo jóquei Sam Waley-Cohen. Na festa, William e Kate passaram a primeira parte da noite conversando antes de irem para a pista de dança, onde se beijaram, reatando o relacionamento.