Entre os dias 16 e 20 de outubro, Floriano será palco do 12º Festival Nacional de Teatro do Piauí. O evento, além de uma programação repleta de espetáculos infantis, adultos e monólogos, oferece laboratórios de artes cênicas, voltados tanto para profissionais de teatro quanto para o público em geral interessado em aprender mais sobre a prática teatral.
Os laboratórios, de caráter prático, abordarão temas como manipulação de bonecos feitos com materiais recicláveis, expressão corporal através do módulo “Corpo Presente, Cena Potente”, além de técnicas do Sistema Stanislawisk, iluminação e musicalização cênica. As oficinas oferecem uma oportunidade para aprimorar habilidades, desenvolver novas técnicas e trocar experiências com artistas de diversas partes do Brasil.
César Crispim, do Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, organizador do evento, destacou a importância do festival para a democratização da cultura no Piauí. “O Festival Nacional de Teatro de Piauí traz grupos de diferentes estados para dialogar com a comunidade local, proporcionando uma troca de experiências muito rica. É um momento único para todos os envolvidos”, afirmou.
Outro destaque da programação é o Encontro com Agentes de Cultura Viva do Piauí, que ocorrerá em 19 de outubro. O encontro reunirá especialistas para discutir a pesquisa, preparação e execução de projetos culturais no estado, com a intenção de fomentar o desenvolvimento cultural local.
O Festival contará com a participação de grupos de teatro de vários estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Ceará e o próprio Piauí. O evento, que é gratuito, é promovido pelo Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, com apoio de parceiros como a Equatorial Piauí Distribuidora de Energia, a Secretaria de Cultura do Piauí (Secult) e o Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC).