Cantora Tertuliana Lustosa causa polêmica ao mostrar "bunda" em palestra na UFMA

Após a repercussão negativa, a Universidade federal do Maranhão disse que está investigando o episódio. Segundo a cantora, a performance faz parte da sua "pedagogia libertadora"

A historiadora e cantora Tertuliana Lustosa causou polêmica nesta quinta-feira (17) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ao realizar uma performance onde mostrou a “bunda” durante uma palestra para os estudantes da instituição. O evento, que teve como tema "Dissidências de Gênero e Sexualidades", foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP).

Foto: Reprodução/Instagram/Gilberto_Ieda
Cantora Tertuliana Lustosa causa polêmica ao mostrar "bunda" em palestra na UFMA

Com a repercussão negativa, Tertuliana Lustosa ustificou o ato como parte de sua "pedagogia libertadora". A ação provocou reações divididas entre os presentes, sendo vista por alguns como inadequada para o ambiente acadêmico.

Confira o Vídeo:
 

A UFMA, por meio de comunicado, ressaltou que a instituição valoriza o ambiente plural e de diálogos, mas destacou a importância de equilibrar a liberdade de expressão com a necessidade de manter um espaço respeitoso para todos os membros da comunidade acadêmica.

Tertuliana Lustosa, por sua vez, defendeu o gesto como uma expressão artística e parte da sua luta por uma educação libertadora. Segundo ela, a performance foi uma tentativa de romper com estruturas opressoras e ampliar o debate sobre o corpo, sexualidade e sociedade. "Minha pedagogia liberta", afirmou.

A UFMA disse que investigará o ocorrido e tomará as medidas cabíveis após ouvir todas as partes envolvidas. O comunicado também reiterou o compromisso da UFMA com a pluralidade, o respeito mútuo e a inclusão, reforçando que suas ações visam construir uma sociedade mais justa e diversa, em defesa do ensino público de qualidade.

Leia também