Beija Flor de Nilopóles vence o carnaval do Rio-2025

Escola de Nilópolis conquista seu 15º título

A Beija-Flor de Nilópolis foi a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2025. A escola levou para a Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, um dos mais importantes carnavalescos da história do samba.

O O Globo destacou que a Beija-Flor homenageou o maior nome de sua história, Laíla, com uma torrente de emoção. Componentes cantavam o samba às lágrimas e reviveram o rolo compressor que dominou a festa por décadas. A despedida de Neguinho serviu de cereja do bolo virtuoso. Para completar, a bateria levantou a Passarela com a ousada paradona.

Com um desfile marcado pela emoção e pela excelência técnica, a agremiação conquistou o título com a pontuação máxima de 270 pontos.

Foto: Reprodução

O desfile destacou a trajetória de Laíla, falecido em 2021, que teve papel fundamental na Beija-Flor ao longo das décadas, sendo responsável por diversas inovações e pela conquista de inúmeros campeonatos. A homenagem ressaltou sua genialidade, sua luta pela valorização da cultura negra e sua dedicação ao Carnaval.

Além do tributo ao carnavalesco, o desfile também marcou a despedida de Neguinho da Beija-Flor como intérprete oficial da escola. Com 50 anos de carreira dedicados à azul e branca de Nilópolis, ele emocionou o público ao soltar seu tradicional grito de guerra: “Olha a Beija-Flor aí, gente! Chora, cavaco!”.

A disputa pelo título foi acirrada. A Beija-Flor venceu com a pontuação máxima, seguida pela Grande Rio, que somou 269,9 pontos, e pela Imperatriz Leopoldinense, que ficou em terceiro lugar com 269,8 pontos.

Com a vitória, a Beija-Flor reforça sua posição como uma das maiores escolas de samba do Carnaval carioca, acumulando agora 15 títulos no Grupo Especial. O desfile das campeãs acontecerá no próximo sábado (8), quando a escola voltará à Sapucaí para comemorar o título.

Leia também