O Vaticano iniciou, nesta segunda-feira (5), os preparativos visuais para anunciar ao mundo o novo líder da Igreja Católica. Cortinas vermelhas foram instaladas na sacada central da Basílica de São Pedro, de onde o próximo pontífice fará sua primeira aparição pública com o tradicional anúncio "Habemus Papam".
O conclave, responsável por eleger o novo papa, terá início na próxima quarta-feira (7). Reunidos na Capela Sistina, os cardeais só deixarão o local após um dos membros receber ao menos dois terços dos votos — condição indispensável para ser eleito.
O processo não tem prazo definido, mas historicamente o tempo médio de escolha do novo pontífice nos últimos dez conclaves tem sido de três dias. Neste ano, no entanto, a expectativa é de que a decisão possa demorar mais. Isso se deve à significativa renovação no Colégio Cardinalício desde a eleição do papa Francisco.
A escolha se dá em um momento de luto para os católicos. O papa Francisco faleceu no fim de abril, encerrando uma era marcada por posicionamentos progressistas e forte atuação em temas sociais e ambientais.