Papa Leão XIV faz primeira mensagem de domingo e pede fim das guerras

O pontífice pediu uma cessar-fogo imediato em Gaza e elogiou a trégua entre Índia e Paquistão

Em sua primeira mensagem dominical desde que foi eleito pontífice, o papa Leão XIV fez um forte apelo pela paz mundial, clamando pelo fim dos conflitos e pedindo união das grandes potências para que “não haja mais guerras”. Diante de uma multidão de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o novo papa destacou a urgência de “uma paz autêntica, justa e duradoura”.

Foto: Divulgação
Para Leão XIV faz primeira mensagem dominical

Leão XIV expressou solidariedade com os povos afetados por guerras, citando nominalmente a Ucrânia, Gaza e os reféns israelenses ainda em poder do grupo Hamas. Ele também comemorou o recente cessar-fogo entre Índia e Paquistão, chamando-o de sinal de esperança.

“O mundo vive o drama de uma Terceira Guerra Mundial travada aos poucos”, alertou, repetindo uma expressão frequentemente usada por seu antecessor, o papa Francisco. Leão XIV recordou ainda o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e os mais de 60 milhões de mortos, destacando que o sofrimento causado pelos conflitos não pode ser repetido.

Em um discurso carregado de emoção, o papa disse carregar em seu coração a dor do povo ucraniano, elogiou iniciativas de diálogo propostas pela Rússia e defendeu a necessidade de negociações para encerrar a guerra de forma definitiva. Em relação à Faixa de Gaza, pediu um cessar-fogo imediato, o envio de ajuda humanitária e a libertação dos reféns restantes.

A multidão, emocionada, respondeu com aplausos e gritos de apoio. O papa finalizou seu discurso com uma oração pedindo a Deus “o milagre da paz”.

Leia também