Valdelice dos Santos, moradora de Paes Landim, Piauí, foi uma das vencedoras do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), na categoria de Empreendedorismo e Fomento. A premiação reconheceu sua trajetória de superação e o sucesso de seu negócio de confeitaria, que começou durante a pandemia, quando ela buscava uma nova alternativa de renda após ficar desempregada.
A história de Valdelice é marcada pela determinação. Após o nascimento do seu filho, ela se viu em busca de uma nova oportunidade. “Fiquei preocupada, um dia eu fui dormir na casa dos meus pais e sonhei em trabalhar na área da confeitaria. Acordei com aquilo na minha cabeça e falei para meu esposo que queria fazer um curso para confeiteira”, relata. Mesmo diante da resistência do marido e da falta de recursos, Valdelice se matriculou em um curso online de confeitaria, que custava R$ 800, e logo recebeu sua primeira encomenda.
Com o apoio do programa Acredita no Primeiro Passo, Valdelice conseguiu um crédito de R$ 7 mil, que utilizou para adquirir equipamentos e melhorar sua produção. “Eu não tinha a minha panela que mexia recheio. Com esse dinheiro, comprei a minha panela. Hoje eu falo que ela é minha funcionária”, afirma. Apesar de trabalhar de casa, ela conta com a ajuda de familiares para atender a uma demanda crescente, equilibrando seu tempo entre a produção de bolos e as responsabilidades diárias.
A trajetória de Valdelice exemplifica como o incentivo ao empreendedorismo pode transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade. O programa Acredita no Primeiro Passo visa à inclusão socioeconômica de famílias, oferecendo microcrédito e apoio técnico a empreendedores em potencial, priorizando grupos como mulheres e jovens.