Estudantes, professores e gestores do Centro Escolar Senador Clodomir Millet receberam a abertura do Festival de Música Nordestina e Cultura do Boi nesta segunda-feira, 26, em Timon. O projeto tem formato músico-pedagógico e está sendo realizado em cinco escolas públicas do ensino fundamental e médio.
O espetáculos contam com as apresentações de Vagner Ribeiro e Grupo Valor de PI nas unidades escolares de bairros e da zona rural do município maranhense com a proposta de formação de público para a cultura popular.
Financiado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto pretende resgatar e valorizar a música nordestina e os saberes populares, como o Bumba Meu Boi e o Reisado. Além de estudantes, o público se estende a professores, gestores e demais integrantes da rede de ensino.
O formato da apresentação mescla música, teatralidade e conteúdo educativo com ensinamentos sobre a cultura popular. As apresentações contam com medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência física, visual e auditiva.
O músico e diretor artístico do festival, Vagner Ribeiro, explica que as apresentações também têm o propósito de educar, mencionando os mestres da cultura popular, dizeres e canções que fazem parte das nossas memórias.
“O festival é uma atividade em que podemos dialogar com a plateia. Não é um espetáculo para que eles fiquem apenas ouvindo. A nossa cultura precisa de circularidade, de troca”, destaca Vagner Ribeiro.
Para o estudante Tomas, do Ensino Médio do Centro Escolar Senador Clodomir Millet, a atividade resgata a nossa cultura que vem sendo esquecida, principalmente pelos jovens. “Eu adorei o evento, foi uma atividade interativa e divertida, com muitos ensinamentos sobre a nossa própria cultura”.
Confira as próximas escolas:
04/06 - - CE Aluizio de Azevedo – Parque Piauí – Rua Maria Carlos da Silva S/n
Dia 05/06 – Unidade Escolar Educa Mais – Timon – Bairro Cidade Nova (Ensino Integral)
Dia 06/ 06- - Escola na zona rural – EMEF Canuto dos Santos - Povoado quilombola Monteiro
Dia 09/06 – IFMA/ TIMON