Morre cantora e jornalista Lena Rios, aos 74 anos, em Teresina

A jornalista estava internada em estado grave tratando de um enfisema pulmonar

Morreu em Teresina, aos 74 anos, a cantora e jornalista Maria do Socorro Barradas Falconery Rios, conhecida como Lena Rios e carinhosamente chamada de "Barradinha". A artista enfrentava problemas pulmonares.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Lena Rios morre aos 74 anos

A informação foi confirmada pelo filho, o jornalista Marcelo Barradas, que homenageou a mãe nas redes sociais. “Ela não foi apenas minha mãe. Foi uma força da natureza, uma mulher que fez história na comunicação piauiense com sua voz firme, sua presença marcante e sua paixão por tudo o que fazia”, escreveu.

O velório será realizado a partir das 20h desta segunda-feira (7), na funerária Pax União, na Avenida Miguel Rosa, Centro/Sul de Teresina. O sepultamento está marcado para as 8h30 de terça-feira (8), no cemitério São José.

Trajetória 

Lena Rios teve papel importante na música nos anos 1970, com um repertório que transitava por diversos estilos. Gravou discos como De tudo um pouco (1976) e Lena Rios (1977), além de participar de álbuns coletivos como o VII Festival da Canção (1972) e o 4º Encontro Nacional do Compositor de Samba (1976). Além disso, interpretou composições de nomes como Torquato Neto, Raul Seixas, Luiz Melodia, Nelson Cavaquinho, entre outros. Também integrou os grupos "Os Brasinhas" e "Os Leões".

No jornalismo, atuou como radialista, produtora de televisão e promotora de eventos culturais, sempre envolvida com a valorização da arte e da comunicação no estado.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) emitiu nota de pesar, destacando a relevância de Lena Rios para o jornalismo piauiense.

Veja a nota na íntegra:

É com profundo pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) lamenta o falecimento da jornalista, radialista e cantora, Lena Rios, “Barradinha”, ocorrido nesta segunda-feira, (7).

Lena Rios atuou em vários meios de comunicação no Piauí, dentre eles, o jornal impresso “Correio do Piauí”. Além do jornalismo, Lena foi destaque na música brasileira, com atuação no movimento Tropicália.

O Sindjor-PI, ao tempo em que lamenta, presta sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Lena Rios, que vivenciam a dor da perda.

Leia também