As obras da Ponte João Claudino Fernandes, popularmente conhecida como ‘ponte da UFPI', devem ser finalmente retomadas. A prefeitura divulgou que o prefeito, Dr. Pessoa irá assinar amanhã (16) a ordem de serviço que possibilita o recomeço das obras da ponte que vai ligar o bairro Água Mineral, na altura do balão da Coca-Cola, à Universidade Federal do Piauí (UFPI), próximo ao setor de esportes.
As obras da ponte estavam paradas desde 2020, até o momento apenas partes da fundação da ponte estão finalizadas, cerca de 18% da obra que estava prevista para ser finalizada em 14 meses. A prefeitura chegou a anunciar a continuidade da obra em março do ano passado, mas desde então não houve grande evolução.
De acordo com a Saad Leste, as obras pararam em decorrência da pandemia de covid-19 que paralisou as atividades de construção civil. Além disso, a empresa responsável pela obra inicial acabou desistindo do projeto, de forma que precisou haver novo processo licitatório para retomada da construção.
O novo valor para a construção da ponte é de R$ 41.430.921,51, cerca de R$ 10 milhões a mais do que o previsto na época em que a obra passou por processo licitatório. A continuação da ponte será executada pela empresa Consórcio Construtor Teresina.
Além dos problemas com a paralisação da obra, a prefeitura ainda esbarra em outro ponto para concluir a obra. O entorno do rio possui algumas famílias que, para conclusão da obra, precisam ser desapropriadas.
O superintendente da SAAD Norte, Welton Bandeira destaca que as desapropriações necessárias estão em fase de negociação. A intenção da Prefeitura de Teresina é que aqueles que precisarão deixar o local tenham capacidade de comprar moradia digna em outra localidade.
“Essa obra de mobilidade urbana é de suma importância para quem reside na zona Norte da nossa capital. Ela facilitará o acesso à Universidade Federal, além de interligar os bairros da zona Norte a uma das principais vias da zona Leste, a avenida Raul Lopes. A ponte ainda dará acesso a futura marginal Norte, que ligará bairros da grande Santa Maria à zona Leste. Estamos trabalhando para que essa retomada seja o mais breve possível, e o primeiro passo é a assinatura dessa ordem de serviço”, destaca Welton.