O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) acrescentou R$2,939 milhões ao contrato firmado com a empresa Consórcio Avance e BS Construções, responsável pelas obras de restauração com pavimentação asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ e micro revestimento a frio, na rodovia PI-113, desde o entroncamento com a BR-343 (Teresina) até a cidade de Barras.
O trecho passa por José de Freitas e Cabeceiras do Piauí, com 110,40 km de extensão.
Essa informação foi passada por um gestor do próprio governo ao se espantar com o acréscimo de
milhares de reais num contrato que sequer chegou ao final das obras. “O governador Rafael precisa saber disso”, pontuou o gestor.
O aditivo ao contrato foi feito ainda em novembro de 2022, governo Regina Sousa, mas somente foi publicado na edição de 20 de janeiro do Diário Oficial do Estado.
O valor inicial de R$ 14.970.861,91 foi reajustado para R$ 17.910.654,97, justificado pela adequação da planilha orçamentária.
Essa matemática, segundo ainda o mesmo gestor representa um “reflexo financeiro” a maior de R$ 2.939.793,06, equivalente a 19,63% sobre o valor inicial.
Para o dirigente que disse não ver necessidade de reajustamento tão exagerado, foi para evitar esse tipo de “camaradagem” entre gestores e empreiteiros que Rafael Fonteles centralizou no Palácio de Karnak o setor de licitações.
Veja o contrato na íntegra aqui.