O Sindicato dos Comerciários de Teresina informou que vai realizar uma assembleia geral na próxima quarta-feira (15) onde será debatida a possibilidade de uma greve caso as negociações com o setor patronal não avancem.
Os trabalhadores do comércio reivindicam reajuste dos valores trabalhados domingos; pagamento dos feriados trabalhados; fechamento na Terça-feira de Carnaval e na Sexta-feira Santa; fechamento no Dia do Comerciário; reajuste de 8% no valor do piso; ticket de R$ 15,00 e garantia do Plano de Saúde.
Em contraproposta o setor patronal ofereceu reajustes que não contemplam todas as petições do sindicato, deixando de fora várias das exigências dos trabalhadores, que agora tentam novo entendimento com o setor nos próximos dias.
“O Sindicato dos Comerciários não aceitou e está propondo uma mesa de negociação para os próximos dias com o setor patronal, com a possibilidade de levar a discussão para o Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI).” Diz nota emitida pelo sindicato.
Em caso de não entendimento,o sindicato já informou que as chances de greve no setor de supermercados são grandes.
“Caso as negociações não avancem, o sindicato está convocando uma assembleia geral para discutir greve no setor de supermercados de Teresina. A possibilidade de greve no setor de supermercado é grande.” Afirma em nota o sindicato.