A capital do Piauí aparece na posição 80 no Ranking de Saneamento 2023 do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta segunda-feira (20). A cidade subiu quatro posições em relação a listagem anterior, quando era a 84ª colocada no sistema de avaliação que leva em conta uma série de indicadores de atendimento e investimentos em serviços de água e esgoto.
Teresina ter ficado mal no ranking, apesar de ter subido quatro posições pode decorrer de situações como ter ficado entre os piores municípios no Indicador de Ligações de Água (ILA).
O indicador proposto mede o número de novas ligações de água dividido pelo total de ligações que deveriam ser feitas para universalizar o serviço. Quanto maior for o valor desse parâmetro para um município, mais esforços ele está realizando para universalizar seus serviços, logo merece uma melhor posição no Ranking.
A cidade deveria, mas não fez 6.096 ligações de água, num universo em que precisava fazer 10.938 novas ligações ao sistema.
Nesse mau indicador Teresina tem a companhia de outras duas capitais do Nordeste: Aracaju e Fortaleza
Se fossem consideras apenas as cidades nordestinas listadas no ranking, Teresina estaria em 15º lugar, atrás de Campina Grande, 17ª no Brasil, primeira do Nordeste; Vitória da Conquista, 18ª no Brasil, segunda no Nordeste; (1ª), João Pessoa, 38ª no país, terceira no Nordeste; Petrolina, 39ª no país, quarta no Nordeste; Salvador, 40ª no país, quinta no Nordeste; Caruaru, 50º no país, sexta na região; Feira de Santana, 61ª posição no país, sétima no Nordeste; Paulista (PE), 64ª Olinda (PE), 65ª e Aracaju, 66ª no ranking nacional ocupam, respectivamente a oitava, nona e décima posições no Nordeste; Mossoró aparece em 71ª lugar, sendo a 11ª do Nordeste; Natal, em 73ª posição no Brasil é a 12ª no Nordeste; Fortaleza, em 77º lugar no país, 13ª no Nordeste; e Recife, em 78ª lugar no Brasil, sendo a 13ª do Nordeste.
Um dos melhores indicadores de Teresina é o de Atendimento Urbano de Água, onde se fecha em 100%. Das 51 cidades com esse indicador fechado, do Nordeste, além de Teresina, aparecem João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Olinda (PE), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Paulista (PE) e Mossoró (RN).
No Indicador de Coleta Urbana de Esgoto (IEU) apenas uma cidade do Nordeste aparece com 100%. É Petrolina, mas no Indicador de Tratamento Total de Esgoto (ITR) não tem nenhum município da região.