Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina apontam que houve queda nos registro de ligações falsas. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta que o telefone é disponibilizado para que as pessoas liguem em caso de urgência e que o uso inadequado prejudica o serviço.
De acordo com diretor geral do Samu Teresina, Eliel dos Santos, de janeiro até a primeira semana de abril deste ano foram registradas apenas duas ligações caracterizadas como trote. Durante todo o ano de 2022, foram 24 ligações desse tipo.
“Existe sensibilização com informações de que não se deve ter esse tipo de comportamento. Casos de trotes implicam em atraso nas ocorrências, desgaste nas equipes e dificulta o atendimento a quem realmente está necessitando”, analisa.
Ele especifica que os profissionais são capacitados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para prestar bons serviços e para identificar casos de ligações falas.
“ Os profissionais que atendem as ligações fazem perguntas específicas para checar dados e algumas são identificadas logo no início que não são para ocorrências reais”, destaca.
O Ministério da Saúde orienta quando fazer uma ligação para o SAMU