Dalai Lama pede a garoto para 'chupar' sua língua e gera revolta

O líder pediu desculpas e alegou que o ato foi “inocente e brincalhão”.

O principal líder espiritual tibetano, Dalai Lama, se desculpou publicamente por um vídeo que circula nas redes onde o líder beija na boca um garoto indiano e chega a pedir que o menino toque sua língua. Através de nota, o líder tibetano afirmou que o ato foi “inocente e brincalhão”.

Foto: Reprodução
Dalai Lama pede a garoto para 'chupar' sua língua e gera revolta

No vídeo é possível ver o líder, de 87 anos, puxar o rosto do garoto em direção ao seu e chega muito próximo, não fica totalmente claro se o selinho aconteceu. Em seguida, o líder põe a língua para fora e novamente toca o rosto do menino, que resiste ao movimento. A cena aconteceu durante um evento público e havia plateia no local.

Em comunicado, a equipe do Dalai Lama reconheceu a veracidade do vídeo que circula nas redes, no entanto, menciona apenas um abraço que o garoto teria pedido ao líder. A mensagem também afirma que o Dalai Lama por vezes “provoca as pessoas que conhece de uma forma inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta o incidente".

Dalai Lama fugiu para a Índia em 1959 após um levante fracassado contra o domínio chinês no Tibet, é considerado por Pequim um líder separatista.

Ele trabalhou por décadas para obter apoio global para a autonomia linguística e cultural na região. Agora, vive em um complexo perto da cidade de Dharamshala, no norte da Índia. Ele também já ganhou o Nobel da Paz.

Veja o vídeo:

Veja a nota na íntegra, em português:

Um videoclipe está circulando, que mostra uma reunião recente, onde um menino perguntou a Sua Santidade, o Dalai Lama, se ele poderia lhe dar um abraço. Sua Santidade deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como, com seus muitos amigos em todo o mundo, pelo o mal que suas palavras podem ter causado.

Sua Santidade frequentemente provoca as pessoas que conhece de uma forma inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta o incidente.

Leia também