Anna Carolina Jatobá, que estava presa desde 2008 pelo assassinato de sua enteada, Isabella Nardoni, foi libertada na noite desta terça-feira (20) depois que a Justiça concedeu a ela progressão para o regime aberto. A criança, de apenas 5 anos de idade na época, foi jogada do sexto andar do prédio onde morava com sua família.
Cumprindo pena há 15 anos, Jatobá estava detida na Penitenciária Feminina I Santa Maria Eufrásia Pelletier, conhecida como P1, localizada em Tremembé, no interior de São Paulo. A decisão de conceder a progressão para o regime aberto foi assinada pela juíza Márcia Domingues de Castro, da 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté. O alvará de soltura foi cumprido e Anna Carolina Jatobá estava livre desde as 18h de ontem.
A progressão de regime permite que Jatobá deixe o ambiente prisional e cumpra o restante de sua pena em liberdade, com algumas restrições e obrigações estabelecidas pela Justiça.
Em 2017, Jatobá já havia progredido para o regime semiaberto, o que lhe permitia usufruir de saídas temporárias. No entanto, suas atividades fora da prisão eram discretas e raramente era vista nas ruas.
O Ministério Público, representado pelo promotor criminal Paulo José de Palma, de Taubaté, anunciou que irá recorrer da decisão da Justiça, buscando reverter a progressão de regime concedida a Anna Carolina Jatobá.