A missa de corpo presente do jurista Dr. Celso Barro Coelho acontece nesta terça-feira (10), na sede na OAB-PI. O velório teve início ontem (10) às 19h na mesma sede e o sepultamento deve ocorrer às 9h, no cemitério da ressurreição.
Durante todo o dia de ontem homenagens e notas lamentaram a morte do jurista nas redes sociais enaltecendo o tamanho de seu legado para o Piauí.
O Ministério Público ressaltou a carreira prolífica e ilibada do jurista, destacando o legado intelectual valioso deixado por ele. Por sua vez, a Academia Piauiense de Letras comentou sobre as origens maranhenses de Celso Barros, bem como sua proficiência em filosofia, direito, literatura e oratória.
Nas redes sociais, o governador Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, lamentaram o falecimento de Celso Barros. Deputados federais e estaduais também compartilharam mensagens de condolências aos familiares e amigos enlutados.
TCE emitiu nota
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, em nome de todos os seus membros e servidores, lamenta o falecimento do iminente jurista e homem público e das letras Dr. CELSO BARROS COELHO, ocorrido hoje (10).
Ao mesmo tempo, deseja o conforto divino aos familiares, colegas da advocacia e do magistério e aos milhares de admiradores da fecunda e profícua existência.
A Academia Piauiense de Letras se despede
A Academia Piauiense de Letras (APL) se despediu do renomado professor, jurista e acadêmico Celso Barros Coelho, por meio de mensagens emotivas postadas em seu Grupo de WhatsApp.
Veja as mensagens dos colegas de Celso Barros na APL:
Hugo Napoleão
Meu profundo pesar aos familiares pelo falecimento do grande jurista Celso Barros, de quem tive a honra de ser colega na Câmara dos Deputados na legislatura de 1975 a 1979. Também fui seu Confrade na Academia Piauiense de Letras. Lá ele recebeu meu pai, terminando o discurso se referindo a ele e a mim: “Um o poder da glória; outro a glória do poder!” Iniciei meu discurso na Academia Brasiliense de Letras dizendo isso! Comecei com ele. Deus o abençoe e agasalhe para sempre!
Magno Pires
Meus sinceros pêsames pelo falecimento ilustre acadêmico, jurista, literato e humanista Celso Barros Coelho.
Que Deus o tenha no melhor lugar entre os mortos e fique, para sempre, na paz celestial
Reginaldo Miranda
Notícia triste!
Que Deus o receba em seu reino de glória!
O mundo jurídico piauiense fica mais pobre. E a APL perde um de seus principais quadros.
Carlos Evandro
Lamento. Meu ex-professor de Teoria Literária na antiga FAFI e um grande amigo.
Nelson Nery
Brava vida. 101 anos foi uma dádiva para ele e para o Piauí
Dilson Lages
Ícone do pensamento cultural do Piauí! Um iluminado no magistério, na literatura jurídica, na política! Uma figura humana extraordinária, com a vocação de transformar e servir! Que Deus o tenha! Viverá sempre na memória e na saudade de seus admiradores!
Fonseca Neto
Um mestre no sentido pleno da expressão. No dia em que falei com ele pela primeira vez, na década de 1970, disse-me seria feliz se chegasse aos 100 anos. Meu professor de Direito Civil. E se civilidade. Feliz + 1 ano de lições que viveu. Adeus, mestre amigo.
Oton Lustosa
Partiu para eternidade CELSO BARROS COELHO, exemplo de advogado, jurista de renome, valoroso e eloquente tribuno, professor, literato, integrante dos quadros de nossa Academia Piauiense de Letras. Deixa o bom exemplo e uma inolvidável obra.
Luiz Ayrton
Morre um mito. Inicia-se o silêncio eterno do grande Professor Celso Barros.
Francisco Miguel de Moura
Envio meus pêsames a toda a família de Celso Barros. Ele está sendo recebido nos céus.
Fides Angélica
O professor e acadêmico Celso Barros Coelho jamais será substituído, porque único em sua multiplicidade intelectual de excelência! Sempre o saudava Celso Excelso, porque excelente em tudo que realizava.
Existirá pessoa que a ele se igualará? Dificilmente!
Vida longa e produtiva em toda a sua existência!
Felizmente, recebeu as homenagens a que fez jus pela inteligência e pelo cultivo dela.
Ideias e ideais que logrou realizar, em ser humano inexcedível na arte de viver com otimismo, bom humor, e muita atividade intelectual!
Zózimo Tavares
Celso Barros foi meu mestre, sempre, desde meus primeiros passos no jornalismo. Não fui seu aluno nos bancos escolares, mas com ele muito aprendi, fora da sala de aula, sobre política, literatura e, principalmente, sobre a vida. Uma presença sempre iluminada, solidária e alegre. Que sua alma seja acolhida na morada do Senhor!
Governo estadual também emitiu pesares
O Governo do Estado do Piauí lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento do jurista, ex-presidente e Membro Honorário Vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), Celso Barros Coelho, aos 101 anos, ocorrido nesta segunda-feira (10), em Teresina.
Com uma trajetória de êxito, marcada pela seriedade e honestidade, Dr. Celso Barros Coelho escreveu seu nome na história do Piauí como um homem que prezou pelas leis e a justiça social, conquistou o respeito de toda a sociedade.
Sua história foi marcada por luta e, além da advocacia, atuou no magistério, sendo professor de várias gerações; na política, foi um grande legislador; nas letras, foi um sábio e literato; na OAB, enquanto dirigente por seis mandatos; e, sobretudo, na advocacia que exerceu com muita coragem e dignidade ao longo de setenta anos.
Professor titular da Universidade Federal do Piauí na cadeira de Direito Civil. Lecionou também como professor visitante na Universidade de Brasília, na Escola Superior da Magistratura do Piauí e na Escola Superior da Advocacia do Piauí, integrando o seu conselho diretor.
O advogado foi procurador autárquico federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, além disso, ocupou funções como juiz de Direito, promotor de Justiça e auditor.
Neste momento de dor, o Governo do Estado expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares do Dr. Celso Barros Coelho.