O cargo disponível é para ACMAP (agente censitário de pesquisas e mapeamento), e os contratados trabalharão nas ações do Censo Demográfico 2022, cruzando dados coletados em campo com o banco de informações do instituto.
O salário oferecido é de R$ 3.100, com benefícios adicionais, como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar. Os interessados devem ter ensino médio completo e podem se inscrever até o dia 13 de agosto, com taxa de R$ 30.
Das 148 vagas dispostas, 4 destas estarão alocadas em Teresina, capital do Piauí. Há reserva de vagas para pretos, pardos e pessoas com deficiência. A previsão é de que os contratos tenham duração de até um ano, podendo ser prorrogados por mais dois anos. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
As capitais com maior número de vagas são Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A seleção será feita por meio de prova objetiva em setembro, abrangendo língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, ética no serviço público e geografia. O resultado final está previsto para outubro.
Este é o terceiro processo seletivo temporário anunciado pelo IBGE, destinado exclusivamente para ações pós-coleta do Censo. As inscrições para os outros dois processos seletivos foram encerradas no último domingo.