Rafael anuncia exploração de níquel depois de 15 anos do início da prospecção

A meta do projeto é de produzir 22 mil toneladas de níquel contido

Faz mais de 15 anos que o governo do Estado anunciou com muita pompa e propaganda que “O Piauí Vale”, para saudar a decisão da mineradora Vale de explorar uma mina de níquel no município de Capitão Gervásio Oliveira, no Sudeste do Piauí.  Nesta segunda-feira, uma década e meia depois, Rafael Fonteles, que substituiu Wellington Dias, anunciou que a extração do metal deverá ser iniciada em escala industrial.

Foto: Ascom
Rafael Fonteles

O governador reuniu-se ontem com dirigentes da Piauí Niquel Metais, subsidiária no Estado da Brazilian Nickel, que sucedeu a Vale na exploração do metal.  

A meta do projeto é de produzir 22 mil toneladas de níquel contido, a partir de 100 mil toneladas de MHP (Mixed Hidroxide Precipitate), e 800 toneladas de cobalto.
Segundo o governador, a empresa vai investir R$ 6 bilhões e criar dois mil postos de trabalho “com uma gestão baseada na sustentabilidade.”

O níquel deverá ser base para a fabricação de baterias que, ainda segundo o governador, “serão produzidas são usadas em tecnologias limpas, que não poluem o meio ambiente, como carros elétricos e painéis de energia solar, o que está conectado com o que defendemos para nosso Estado e alinhado com a preocupação mundial com a sustentabilidade”. 

Leia também