O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, em conjunto com a Polícia Militar do estado, anunciou nesta quarta-feira (25) a extinção do incêndio que atingiu o Parque Nacional Serra das Confusões, localizado na região de Cristino Castro. Esse parque é reconhecido como a maior reserva natural de caatinga do mundo e se estende por mais de dez municípios no estado do Piauí.
A operação intitulada "Serra das Confusões" enfrentou um incêndio que percorreu uma extensão de aproximadamente 10 quilômetros, afetando áreas entre os municípios de Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro. Durante as ações de combate, os bombeiros utilizaram uma variedade de equipamentos, incluindo bombas costais, sopradores, ciscadores, abafadores, foices, facões e kits especializados de combate a incêndios florestais, que incluíam tanques de 600 litros de água acoplados a picapes. Além disso, uma aeronave do Batalhão de Policiamento Aéreo da PM-PI (BOPAER) auxiliou no transporte de materiais e equipes para as áreas afetadas.
A operação também contou com o apoio de brigadistas municipais, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Devido à direção do vento, que favoreceu a propagação dos incêndios, e à difícil acessibilidade de algumas áreas, as equipes enfrentaram desafios logísticos durante o combate às chamas. A operação durou 28 dias, com cinco deles dedicados ao combate direto ao fogo. De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, William Borgéa, a cooperação entre as equipes e as condições climáticas favoráveis foram essenciais para a extinção completa do incêndio.
Os focos de incêndio na região de Caracol, que faz divisa com o estado da Bahia, foram controlados e continuam sob monitoramento. As causas e o curso da propagação dos incêndios só poderão ser determinados após exames periciais.