Teresina tem maior sensação de insegurança no Brasil

Cerca de 58% da população informou sentir-se insegura no bairro onde residia

A Síntese de Indicadores Sociais 2023 do IBGE indica que entre as capitais brasileiras, Teresina registra o maior percentual de morador5es com 15 anos ou mais que declaram se sentir inseguros: 58,3% dos residentes na capital do Piauí manifestaram sensação de insegurança com o bairro onde residia.

Foto: ReproduçãoViolência nas ruas, Assalto na zona leste de Teresina

O índice é duas vezes maior que a média da sensação de insegurança observada para o restante da população do país, que foi de 26,8%,
Após Teresina, as capitais do país onde a população manifestou maior sensação de insegurança com o bairro onde residia foram Macapá (AP), com 57,8%, e Manaus (AM), com 55%. Por sua vez, os menores indicadores de sensação de insegurança ficaram com Belo Horizonte (MG), com 25,1%, e Florianópolis (SC), com 10,3%.
Sob um olhar mais amplo, lançado as unidades da Federação, a questão da insegurança coloca o estado do Amapá como aquele no qual há mais sensação de insegurança. Naquele estado amazônico, 48,1% da população manifestou sensação de insegurança com o bairro onde residia, seguido pelo estado do Amazonas, com 46% da população. 
Os estados com a menor sensação de insegurança foram Minas Gerais, com 18,1%, e Santa Catarina, com 9,9%. 
No Piauí cerca de 30% da população informou sentir-se insegura no bairro onde residia, o que deixou o estado na 13ª. posição dentre as unidades da federação, e com praticamente a metade do indicador de insegurança registrado em Teresina.

Leia também