Cerca de 90% dos moradores em situação de rua em Teresina recebem Bolsa Família

Apenas 99, entre os moradores mapeados, não recebem suporte do programa

De acordo com informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), o Programa Bolsa Família atende a 835 moradores em situação de rua em Teresina, o que representa 90% daqueles incluídos no Cadastro Único.


A Gerência de Programas de Transferência de Renda (GPTR) informou que, dos 934 moradores em situação de rua mapeados pela gestão municipal, 99 não recebem o benefício do Bolsa Família.

 

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O coordenador da Gestão de Benefícios do Programa Bolsa Família/Semcaspi, Lisboa Oliveira, explica que diversos motivos, como emancipação, obtenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC), emprego formal, dificuldades logísticas ou falecimento, contribuem para essa exclusão.

Oliveira destaca a necessidade de documentação completa, incluindo RG, Certidão de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor, para solicitar o benefício. Ele orienta que o Centro Pop fornece suporte para obtenção desses documentos, facilitando a inclusão no Cadastro Único. Contudo, ressalta que a inclusão não assegura automaticamente o recebimento do benefício, mas possibilita que essas pessoas pleiteiem auxílio do Governo Federal.

O secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, destaca a importância desse processo de inclusão, enfatizando que a inserção no Cadastro Único representa um passo crucial para proporcionar oportunidades de acesso ao benefício do Governo Federal.

.

Leia também