TJ-PI inaugura laboratório de robótica no Fórum de Bom Jesus

Projeto Expande receberá jovens encaminhados pelo Judiciário e pela Rede de Proteção da Criança e do Adolescente

O Tribunal de Justiça do Piauí em parceria com a startup Tron Ensino de Robótica, vai inaugurar nesta quinta-feira, um laboratório de ensino de robótica para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, na comarca de Bom Jesus, cidade situada a 600 km de Teresina e a 940 km de Parnaíba, onde fica a sede da Tron Ensino de Robótica.

Foto: Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ

A iniciativa faz parte da implantação do projeto socioeducacional Expande, cujo propósito é, segundo o TJ, é “aguçar a sensibilidade tecnológica em jovens e crianças, através de cursos e imersões, como Inteligência Artificial, Programação, Movement Maker, Impressão 3D, Empreendedorismo Criativo, Astronomia, entre outros.”

O idealizador e responsável pela instalação do Projeto Expande, professor Gildário Lima, explica como a iniciativa vai contribuir para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Segundo Lima, “o projeto tem o objetivo de fazer com que esses jovens despertem interesse para conhecer e até seguir carreira nas áreas que serão experimentadas no laboratório. Essa parceria com o TJ-PI vai oportunizar que crianças e adolescentes tenham novas oportunidades através da tecnologia criativa”.

O juiz auxiliar da presidência do TJ-PI, Leonardo Brasileiro, diz que o Projeto Expande receberá jovens encaminhados pelo Judiciário e pela Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, contribuindo para concretizar direitos e garantias fundamentais dos jovens em situação de vulnerabilidade. 
O juiz afirma que no “contexto de tecnologia no qual estamos inseridos, esse projeto surge como um instrumento para ajudar esses jovens a adquirirem múltiplas habilidades, contribuindo para sua transformação social e de suas comunidades”.

Leia também