A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi agraciada com a doação de 2 mil aparelhos de TV Box pela Receita Federal, em um ato realizado nessa quinta-feira (18). Os dispositivos, avaliados em R$ 360 mil, foram entregues pelo delegado André Luís em uma cerimônia na sala de reuniões da universidade.
O reitor da Uespi, Evandro Alberto, expressou sua gratidão pela parceria e pelo compromisso da Receita Federal com a instituição de ensino. "A Receita Federal é uma grande parceira da Uespi, e eu agradeço ao delegado André Luís por atender à solicitação dos nossos pesquisadores. Essa iniciativa fortalece os laços entre a Universidade e a Receita Federal, reforçando nosso compromisso conjunto de contribuir para o desenvolvimento educacional e tecnológico em nosso estado”, destacou o gestor.
O professor José Vigno, do curso de Ciência da Computação no campus de Piripiri, explicou que a intenção é descaracterizar os aparelhos doados para transformá-los em computadores. "Iremos transformar esses dispositivos com o objetivo de devolvê-los à sociedade, estabelecendo laboratórios tanto na própria Uespi quanto em escolas públicas do estado", afirmou Vigno.
O professor Alcemir Santos, colaborador do projeto, complementou que pretende incluir a construção de software para automação de atividades, utilizando as TV Boxes descaracterizadas no processamento de informações. "Esses aparelhos deixarão de ser TV Boxes e se tornarão apenas computadores, implicando, por exemplo, na remoção do sistema operacional Android e na instalação do Linux. Além disso, é necessário lidar com as placas Wi-Fi, que não são homologadas pela Anatel", esclareceu Santos. A iniciativa destaca-se como um passo significativo na promoção de avanços educacionais e tecnológicos na Uespi e na comunidade em geral.