Nota de esclarecimento
Secretaria Municipal de Administração na pessoa de Diego Figueredo Mendes de Carvalho, vem por meio deste, ESCLARECER os fatos acerca de uma MATÉRIA PUBLICADA neste dia 19/01/2024, pelo Portal AZ, a respeito da contratação de uma empresa de consultoria para o Instituto de Previdência Própria do município de São Francisco do Piauí- IPMSF.
O IPMSF era assessorado pela empresa FuturoPrev, onde o contrato foi encerrado no dia 31/12/2023, e diante de problemas recorrentes, a gestão decidiu pela contratação de uma nova assessoria.
Um dos problemas que impactaram diretamente não só os servidores municipais ativos, inativos e pensionistas, mas todos os cidadãos de São Francisco do Piauí, foi a restrição no CAUC ( Serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumento para a transferência de recursos do governo federal) desde 17/12/2023, impossibilitando o município de receber recursos na ordem de R$600.000,00 de uma emenda do Deputado Júlio Arcoverde para aquisição de academias da Saúde e uma emenda de R$287.000,00 para recuperação de estradas de vicinais, todo o problema foi causado por conta da inadimplência do município, por falta de requisitos ligados DIRETAMENTE ao Instituto de Previdência Próprio do município.
Desde o começo do processo de contratação da assessoria, a gestão tem buscado dialogar, inclusive já está marcada reunião para o dia 24 de janeiro com todos os servidores, aposentados, pensionistas e demais envolvidos, para apresentarmos esclarecimentos sobre o problema e planejarmos soluções para tirar o nosso município e o Instituto da inadimplência, pois estamos impedidos de receber recursos de benefícios que venham para nossa população.
Na matéria consta que as informações foram repassadas pela Presidente do Sindicato dos Servidores, imediatamente entrei em contato com a Presidente para pedir esclarecimentos das notícias vinculadas, onde a mesma, relatou surpresa, pois não estava sabendo da reportagem e se comprometeu a buscar o site para ter o direito de resposta.
Por fim, é importante esclarecer o trecho da matéria que fala sobre a suspeita de desvio de recursos para a campanha eleitoral, a gestão não tem vínculo financeiro com a SERCONPREV, o município repassa os valores da contribuição do servidor e do patronal diretamente para o Instituto de Previdência, onde a gestão do Instituto utiliza a taxa de administração para pagar a empresa de assessoria.
Secretário Municipal de Administração Diego Figueredo Mendes de Carvalho
Nota da redação - foi equivocada a citação da presidente do sindicato. O que se sabe é que o sindicato deve marcar reunião para discutir assuntos de interesse da categoria.