São Paulo manda mais visitantes que Teresina à Serra da Capivara

Paulistanos visitam mais a Serra da Capivara que os teresinenses

Embora os piauienses ainda sejam maioria entre os visitantes do Parque Nacional da Serra da Capivara, turistas da cidade de São Paulo são mais numerosos que residentes em Teresina nas visitas àquele santuário de natureza e riqueza arqueológica no Sudeste do Piauí. Somaram 5.927 paulistanos em visita ao parque, contra 3.692 da capital do Piauí.

Levantamento de organizações como a Fundação Museu do Homem Americano, que administra o parque, do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICM-Bio) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) indica que dos 36.732 visitantes da Serra da Capivara em 2023, os oriundos do Piauí somaram 14.533. De São Paulo vieram 7.780.

Foto: Divulgação/Unquiet
Serra da Capivara


Se considerado o fato de que Teresina está a somente 520 km de São Raimundo Nonato, a cidade de onde se parte para expedições ao Parque Nacional da Serra da Capivara, o número de visitantes poderia ser maior que o de paulistanos, que estão a 2.050 km de distância por estrada.

Os dados divulgados pelas organizações de gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara não vieram acompanhados de uma explicação sobre o fato de haver mais paulistanos que teresinenses em visita àquela área considerada patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Porém, o ex-secretário de Turismo do Piauí, Sílvio Leite, explica que quando esteve à frente da Setur organizou uma série de excursões de estudantes paulistanos à Serra da Capivara.

Sílvio Leite acredita que essas excursões produziram um bom recall para o parque, mantendo um fluxo constante de visitantes paulistanos à Serra da Capivara – e tendo reflexo até no Rio de Janeiro, que é o quinto maior emissor de visitantes ao local.

Leia também