Alta procura por produtos agroecológicos na Quitanda da Agricultura Familiar

Dezenas de produtores participaram da Feirinha Verde na UFPI neste domingo

Produtores da zona rural de Teresina e arredores participaram da Feirinha Verde na UFPI ,neste domingo (3), destacando a crescente demanda por produtos agroecológicos. 

Foto: Reprodução/Geirlys Silva

A Quitanda da Agricultura Familiar oferece uma variedade de produtos, como hortaliças, frutas, doces, mel, cajuína e carne. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), impulsiona a comercialização de itens provenientes do Cinturão Verde, incentivando agricultores familiares.

Foto: Reprodução/Geirlys Silva

 Consumidores, como a fisioterapeuta Cláudia Pereira, buscam opções mais saudáveis e naturais na feira quinzenal realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Eu vim aqui buscar a agricultura familiar por conta da importância de estar consumindo alimentos sem agrotóxicos, mais saudáveis, porque a gente sabe da importância desses alimentos para a nossa alimentação; são mais ricos e sem agrotóxicos, que são prejudiciais à nossa saúde”, disse Cláudia

A agricultora Raimunda Aguiar destaca produtos cultivados com cuidado na Serra do Gavião. Sua banca na Feirinha Verde oferece variedade, incluindo hortaliças, doces, farinha e frutas.

“É só produto natural, de primeira qualidade. Eu cultivo cheiro-verde, manjericão, açafrão, quiabo, maxixe, limão, e eu faço doces, puba, massa de macaxeira, farinha e por aí afora. Tudo o que a gente traz é de lá, produtos da Serra do Gavião, de primeira qualidade”, disse a agricultora.

O diretor de parcerias empresariais da SAF, Tiago Patrício, destaca o sucesso da Quitanda para consumidores e agricultores. Ele relata o apoio da SAF à produção agroecológica, buscando alcançar padrões considerados orgânicos..

“Antes da pandemia, já havia um incentivo à comercialização da agricultura familiar. Com a pandemia, tivemos uma maior dificuldade, mas agora estamos retomando. A transição agroecológica para o orgânico é uma transição que demora, tem uma série de exigências, uma série de normas com passos e etapas a cumprir, e ela voltou a ser trabalhada, estamos com vários grupos em transição agroecológica e estamos trabalhando o desenvolvimento do orgânico”, informou Tiago.

A Quitanda da Agricultura Familiar, projeto da SAF, visa auxiliar agricultores familiares na comercialização de seus produtos. Além das edições quinzenais na Feirinha Verde da UFPI, a iniciativa se expande para quitandas em condomínios, uma gôndola no supermercado Carvalho Super e edições semanais em empresas parceiras.

Leia também