Teresina tem testemunhado um progresso significativo nos índices de cobertura de esgoto. Desde maio de 2023, quando as obras de esgotamento sanitário começaram, até o momento atual, o índice aumentou de 49% para 52,5%. Mais de 112 km de rede coletora foram implantados, beneficiando mais de 72 mil pessoas na cidade, contribuindo para esse avanço.
Além da implementação da rede, a concessionária responsável tem realizado um trabalho educativo para incentivar os moradores a conectarem seus imóveis à rede de esgoto, instalada nas ruas da cidade.
A concessionária tem como meta alcançar um índice de cobertura de esgotamento sanitário de 59% até o final de 2024. Para isso, são necessários investimentos na implantação de rede coletora, construção do interceptor de esgoto na Avenida Maranhão e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá.
Renee Chaveiro, diretor-executivo da Águas de Teresina, destaca o impacto positivo dessas ações nos indicadores de saúde, educação, produtividade, renda, qualidade de vida, valorização imobiliária e preservação ambiental da cidade.
As atividades programadas nos bairros para os próximos dias incluem ações de implantação de rede coletora, ampliação de estações de tratamento e visitas com agentes socioambientais e reuniões com a comunidade.
Confira a seguir as atividades realizadas nos bairros, entre 25 a 28/03:
-Centro
Ruas: Tersandro Paz, Primeiro de Maio, Joaquim Ribeiro (entre as ruas Dr. Arêa Leão e Coelho de Resende), Anísio de Abreu, Magalhães Filho e Taumaturgo de Azevedo
Avenida Pires de Castro (entre as ruas Tersandro Paz e Santa Luzia)
-Mocambinho
Avenida Prefeito Freitas Neto
Quadras: 2, 4, 5, 6, 26, 27, 28, 29 e 30
Ruas: 4, 6, 7 e 60
-Vila São Francisco
Rua: Amarante
-Alto Alegre:
Rua Alto Longá e Canto do Buriti
-São Pedro
Avenida Nações Unidas e Pedro Freitas
Ruas: Pio IX, Buriti dos Lopes, Pedro II, Porto, Manoel da Paz, Henrique Dias, 21 de Abril, Zeferino Vieira e Piripiri
-Monte Castelo
Rua Esperanto
-Macaúba
Ruas Godofredo Freire, Luiz Ferraz e Alceu Brandão
-Cidade Nova
Ruas Bolívia, Chile e Álvaro Freire
-Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto): ampliação da Estação Elevatória de Esgoto.
Visitas com agentes socioambientais
Centro, Vermelha, Monte Castelo, Mocambinho (setores A e E), Vila São Francisco, Alto Alegre, São Pedro, Cidade Nova, Cabral e Recanto das Palmeiras.
Reuniões com a comunidade
Mocambinho e Cidade Nova