O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, está oferecendo 3 mil bolsas de estudo para cursos preparatórios das certificações CPA-10 e CPA-20, essenciais para quem deseja atuar no mercado de investimentos e produtos financeiros. Estas certificações são emitidas pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
As inscrições estão abertas até o dia 27 de maio de 2024 e podem ser realizadas na plataforma Santander Open Academy. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e estar cursando ou já terem concluído graduação ou pós-graduação em qualquer área.
Os candidatos passarão por um teste de conhecimentos gerais, e os 3 mil mais bem classificados receberão acesso ao curso online preparatório oferecido pela Academia de Finanças Rafael Toro. Posteriormente, um simulado da prova da Anbima será aplicado, e os 1.800 melhores participantes terão suas provas oficiais custeadas integralmente pelo Santander.
Os alunos terão acesso aos conteúdos preparatórios por dois meses e um mês adicional para ativar o voucher e realizar a prova no site da Anbima. Os cursos abordarão tópicos como renda variável, renda fixa, derivativos, fundos de investimento e princípios básicos de economia e finanças. A certificação CPA-10 é um requisito mínimo para trabalhar com produtos de investimento em agências bancárias, enquanto a CPA-20 é necessária para assessores de investimento AAA do Santander.
Marcio Giannico, Senior Head de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil, destaca a importância da iniciativa: “Queremos fomentar um mercado capaz de atuar em todas as frentes do segmento financeiro, democratizando o conhecimento necessário que credencia pessoas como assessores de investimentos.”
O programa é parte do compromisso contínuo do Santander Universidades com a educação superior. O Santander já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas em parceria com 1,2 mil universidades de 26 países, investindo mais de 2,3 bilhões de euros em iniciativas educacionais ao longo de 27 anos. A meta é investir mais 400 milhões de euros até 2026.
Em 2023, o Santander investiu 105 milhões de euros e apoiou mais de 498 mil pessoas e empresas no Brasil, oferecendo 184 mil cursos, bolsas de estudo e mentorias. Através da plataforma Open Academy, o banco oferece cursos gratuitos, enquanto a plataforma Santander X apoia o empreendedorismo com mentorias, desafios globais e acesso a investidores.