O Complexo Solar Marangatu, no município de Brasileira, será inaugurado nesta sexta-feira (7) com a presença do governador Rafael Fonteles. A cerimônia, que marca a entrada da SPIC Brasil no setor fotovoltaico, em colaboração com a Recurrent Energy, está prevista para acontecer às 11h30. O Complexo terá uma capacidade de 446 MWp, suficiente para fornecer energia a aproximadamente 550 mil residências por ano.
Com investimento milionário da chinesa SPIC, o parque se destaca como um dos maiores do país, o projeto inteiro conta com 12 parques solares, cada um irá produzir 30MW, totalizando 360 megawatts.
A construção do complexo gerou cerca de 1.500 empregos diretos e 500 indiretos, com foco na contratação de mão de obra local. O Piauí tem se destacado nacionalmente pelo investimento em energias renováveis, e o novo complexo reforça sua posição como um dos principais produtores de energia fotovoltaica no Brasil.
Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil, destacou a importância do empreendimento: "Com a inauguração de Marangatu, a SPIC Brasil dá um importante passo na estratégia de crescimento em energia renovável no país. E é fundamental termos essa parceria com o Piauí, uma região que tem crescido na geração de energia com uso de fontes renováveis".
A State Power Investment Corporation of China (SPIC) já tem aproximadamente 3,8 mil MW de capacidade instalada de ativos em operação no Brasil, considerado um dos mercados prioritários para a chinesa. O portfólio inclui a usina hidrelétrica de São Simão, parque eólicos na Paraíba e o complexo termelétrico GNA (Gás Natural Açu), do qual tem 33% de participação.