Uma pesquisa recente da NordVPN revelou dados impressionantes sobre os hábitos dos brasileiros em relação ao uso de dispositivos móveis na cama. De acordo com o estudo, 96% dos brasileiros levam seus celulares ou outros aparelhos para a cama, posicionando o país em segundo lugar entre os 17 países analisados.
Além disso, a pesquisa apontou que os brasileiros estão entre os mais propensos a utilizarem múltiplos dispositivos enquanto estão deitados. Os smartphones lideram a lista, sendo utilizados por 94% dos entrevistados, seguidos por televisores (56%) e laptops/computadores (42%).
Entre as atividades mais comuns realizadas na cama, 76% dos entrevistados navegam pelas redes sociais, enquanto 66% preferem assistir a vídeos, como no YouTube, ou checar e-mails e mensagens (63%). Conversar com amigos e familiares (55%) e jogar online (50%) também se destacaram no levantamento.
A pesquisa foi conduzida pela empresa Cint, a pedido da NordVPN, no período entre 12 de fevereiro e 4 de março de 2024. O estudo contou com a participação de 15.600 pessoas, com mil indivíduos em cada um dos países analisados, à exceção de Espanha e Suíça, que tiveram 800 respondentes em cada nação.
Esses dados revelam a forte presença dos dispositivos móveis na rotina dos brasileiros, impactando diretamente nos hábitos de sono e na qualidade de descanso. Fica evidente a necessidade de conscientização sobre o uso equilibrado da tecnologia, principalmente na hora de dormir.