Os possíveis compradores de imóveis residenciais nos EUA que aguardavam uma nova queda nas taxas de hipoteca receberam notícias indesejáveis nesta quinta-feira (10). A taxa média de uma hipoteca fixa padrão de 30 anos foi de 6,32% na semana que terminou em 10 de outubro, informou o provedor de financiamento hipotecário Freddie Mac.
Foi o maior aumento em uma semana desde abril e a segunda semana consecutiva de alta, após as taxas terem caído para um mínimo de dois anos. As taxas hipotecárias vinham em queda desde a primavera, mas um relatório de emprego mais forte que o esperado fez os rendimentos dos títulos saltarem, impactando as taxas hipotecárias.
Sam Khater, economista-chefe da Freddie Mac, ressaltou que o aumento se deve a mudanças nas expectativas e não à economia subjacente. Apesar de tornar a acessibilidade mais difícil, as taxas mais altas refletem a força econômica que deve apoiar a recuperação do mercado imobiliário.
Os economistas do Wells Fargo estimam que a taxa média das hipotecas fixas de 30 anos cairá para 5,5% até o final de 2025. A economista-chefe Lisa Sturtevant alerta que as taxas podem aumentar no outono, mas ressalta a incerteza da economia atual.
Em resumo, a recente alta nas taxas hipotecárias nos EUA reflete um cenário de mudanças e desafios no mercado imobiliário, com impactos diversos para compradores, vendedores e investidores.