No mês de setembro, o Brasil apresentou um crescimento no mercado de trabalho, com a abertura de 247 mil novas vagas formais, conforme informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (30). Este resultado superou o saldo positivo de 232 mil postos de trabalho criados no mês anterior.
O aumento no número de empregos é reflexo de 2,16 milhões de admissões e 1,91 milhão de demissões. Comparado a setembro do ano anterior, houve um crescimento de 21%, quando foram gerados cerca de 204 mil empregos com carteira assinada.
No acumulado do ano, foram criadas 1,98 milhão de vagas formais. Já nos últimos 12 meses, de outubro de 2023 a setembro de 2024, o saldo é de 1,83 milhão de novos postos de trabalho.
Em agosto, quatro dos cinco principais grupos de trabalho apresentaram saldo positivo. O setor de serviços liderou, com a criação de 128 mil postos, seguido pela indústria (59,8 mil), comércio (44,6 mil) e construção (17 mil). Apenas o setor agropecuário registrou saldo negativo, com duas mil demissões.
O CNN Brasil Money está ativo nas redes sociais. Siga @cnnbrmoney no Instagram e Youtube para conteúdo sobre o mercado financeiro e os impactos econômicos locais e globais. O CNN Money terá presença na TV, streaming e plataformas digitais, com lançamento marcado para 4 de novembro de 2024. Não perca!