A previsão meteorológica para esta quarta-feira indica que pelo menos dez estados brasileiros poderão ser afetados por tempestades, de acordo com informações da agência Climatempo. A chegada de uma nova frente fria, com maior intensidade próximo ao Rio Grande do Sul, aumentará as condições para chuvas no Sul do país, enquanto o Nordeste e áreas do extremo norte, como Amapá, parte do Pará e Roraima, continuarão com tempo seco e quente.
No Sul, a Climatempo emitiu alertas de tempestades para o sudoeste do Rio Grande do Sul, Planalto Norte de Santa Catarina, centro leste e norte do Paraná, incluindo Curitiba. Na Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre são esperadas chuvas moderadas a fortes. Já o litoral sul gaúcho não terá áreas de risco de chuva intensa.
Já na Região Sudeste, a Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba (SP) e o Triângulo Mineiro (MG) estão em alerta para tempestades, assim como locais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No Centro-Oeste, incluindo Brasília, há previsão de chuvas moderadas a fortes.
No Norte, os estados de Rondônia e sudeste do Amazonas podem enfrentar tempestades, enquanto no Nordeste são esperadas pancadas de chuva no oeste, sudoeste e sul da Bahia, e sul do Maranhão. Em São Paulo e Minas Gerais, o risco de tempestades permanece elevado.
A nova frente fria no Sul do Brasil trará instabilidade, com a massa de ar frio se deslocando para Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, especialmente a partir de quinta-feira. A Climatempo destaca que a primeira semana de novembro pode encerrar com fortes chuvas por todo o país, com alerta especial para São Paulo e Rio de Janeiro, que devem enfrentar tempestades intensas até o final de semana.
*Sob supervisão de Bruno Laforé