Feriado resulta em redução de 30% na frota de ônibus de Teresina nesta sexta(15)

Strans confirma circulação de 150 ônibus devido ao funcionamento do comércio local

A frota de ônibus em Teresina foi reduzida em 30%, nesta sexta-feira (15) devido ao feriado da Proclamação da República, com a circulação de aproximadamente 150 veículos. A medida foi anunciada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que explicou que a quantidade de ônibus será equivalente à de um dia normal de sábado. A decisão foi tomada em razão da abertura do comércio na cidade, incluindo as lojas no Centro, bairros e shoppings.

Foto: Reprodução
Strans afirma circulação de 150 ônibus para atender fluxo do comércio local.

De acordo com a Strans, a redução da frota é comum em feriados, mas, devido ao funcionamento das atividades comerciais, a oferta de transporte público foi ajustada para atender a demanda. As lojas no Centro de Teresina terão expediente até as 14h, e a medida visa garantir que o número de ônibus seja compatível com o fluxo de passageiros durante o feriado. Além disso, o comércio nos bairros e nos shoppings também estará funcionando normalmente, o que justifica a necessidade de um maior número de veículos circulando.
A Strans informou ainda que, em situações de feriados com maior movimentação, a frota costuma ser ajustada para um nível intermediário, ou seja, um número superior ao de feriados comuns, mas inferior ao de dias úteis. Com isso, a capital piauiense terá uma quantidade de transporte público mais adequada ao movimento da cidade neste feriado.
Veja a nota da Strans na ínegra:
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), por meio da Diretoria de Transportes Públicos, informa que, conforme a ordem de serviço, a frota de ônibus que circulará nesta sexta-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, será de 70% em relação à frota dos dias úteis. Serão cerca de 150 ônibus, a mesma quantidade que circula aos sábados. Isso se deve à abertura do comércio e demais atividades econômicas na capital, que justificam um acréscimo em relação ao número de veículos que normalmente circulam em feriados, quando a frota é reduzida a apenas 30%.

Apesar da redução, a medida não deverá causar grandes transtornos aos usuários, uma vez que a quantidade de ônibus será suficiente para atender à população, considerando o perfil do feriado e as atividades comerciais em funcionamento.

Leia também