O cenário das vendas da Black Friday no Brasil revelou um crescimento significativo, conforme apontado pela empresa de meios de pagamento Cielo. Este ano, as vendas tiveram um aumento de 16,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados divulgados pela Cielo neste sábado destacam que o comércio físico teve um crescimento de 17,1%, enquanto as vendas online registraram um aumento de 8,9%.
Os números da análise consideraram as vendas realizadas no dia 29 de novembro em comparação com 24 de novembro do ano passado. O vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, Carlos Alves, enfatizou que, pela primeira vez, a Black Friday superou o nível pré-pandemia, com um faturamento 15,2% superior ao de 2019. Alves também apontou que um dos fatores que impulsionaram esse crescimento foi o pagamento do 13º salário e benefícios exatamente no dia da Black Friday, uma situação que não ocorria desde 2019.
Entre os segmentos que mais se destacaram nas vendas, os supermercados e hipermercados apresentaram um aumento expressivo de 26,2%. Em seguida, destacaram-se as drogarias e farmácias (+21,7%), vestuário (+18,2%) e alimentação (+17,0%). Já o faturamento de móveis, eletrônicos e departamentos, setores fortemente impactados pela Black Friday, registrou um aumento de 7,9%.
Os resultados positivos das vendas da Black Friday no Brasil refletem não apenas a recuperação do mercado, mas também a capacidade de adaptação dos consumidores e varejistas diante do cenário desafiador imposto pela pandemia. Com um desempenho acima das expectativas, o evento se consolida como um importante impulsionador do comércio, promovendo oportunidades tanto para os consumidores quanto para os negócios do país.