O governo do Estado de São Paulo divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2025, com a primeira data marcada para 13 de janeiro. Os contribuintes que efetuarem o pagamento até o dia 24 de janeiro terão um desconto de 3% sobre o valor do imposto, tanto para veículos usados quanto para novos.
As datas de vencimento são estabelecidas de acordo com o final da placa do veículo. Por exemplo, para veículos com final 1, o pagamento deve ser feito no dia 13, e assim sucessivamente até o final 0 no dia 24. Aqueles que não realizarem o pagamento em janeiro ainda terão a opção de quitar o IPVA em fevereiro, mantendo o mesmo cronograma de acordo com o final da placa.
O pagamento do IPVA para veículos de carga, categoria caminhão, poderá ser feito até o dia 22 de abril.
O imposto poderá ser parcelado em até 5 vezes mensais, seguindo as mesmas regras de vencimento de acordo com o final da placa. Além disso, o licenciamento poderá ser antecipado para quem já tem o veículo regularizado em 2024, com a possibilidade de pagar o saldo do IPVA de 2025 de acordo com as seguintes opções:
Em São Paulo, veículos fabricados há 20 anos ou mais estão isentos do pagamento do IPVA, o que incluirá automóveis fabricados a partir de 2005 a partir de 2025. Outros estados como Paraná, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul também isentam veículos com mais de duas décadas de fabricação do imposto.
Além disso, o Pix atingiu um novo recorde com 250,5 milhões de transações realizadas, mostrando a crescente adesão a esse meio de pagamento eletrônico no Brasil.