Os Bombeiros, a Defesa Civil e o exército foram acionados para uma série de resgates após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Picos, entre segunda (13) e terça-feira (14). Entre as ocorrências, uma gestante em trabalho de parto foi resgatada em meio aos alagamentos e transportada com segurança ao Hospital Justino Luz, a mulher não quis se identificar.
Pelo menos duas mortes foram registradas na região em situações relacionadas ao temporal.
Francisco Vicente da Rocha morreu ao tentar atravessar uma ponte que liga os bairros Aroeiras do Matadouro e Canto da Várzea. A estrutura ficou comprometida devido ao temporal, e a vítima foi levada pela correnteza. Esta foi a segunda morte registrada em decorrência das chuvas.
Mais cedo, bombeiros haviam encontrado o corpo de um homem identificado apenas como Marcondes, também arrastado pela enxurrada. O resgate foi dificultado pela força das águas e pela destruição de vias que deram acesso ao local.
Pessoas isoladas em residências e veículos nos bairros Ipueiras e Emaús, que sofreram os alagamentos mais severos, foram resgatadas durante as últimas horas. Outras vias importantes, como a Avenida Nossa Senhora de Fátima e a Rua Antônio Egídio, também ficaram completamente inundadas, prejudicando a mobilidade urbana e causando danos materiais.
De acordo com o capitão Allisson Rangel, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares (4º GBM), a situação exigiu um esforço coordenado entre diversas instituições, incluindo a Defesa Civil e o Exército. “Cada operação demandou estratégias específicas para lidar com a força da água e garantir a segurança das equipes e das vítimas”, afirmou.
Alerta
As autoridades reforçam que a população deve evitar transitar em áreas alagadas, especialmente em pontos com pontes ou vias parcialmente interditadas. O número de emergências está sobrecarregado devido à alta demanda, mas as equipes permanecem de prontidão para atender novos chamados pelos telefones 193 e 190.
Com a previsão de mais chuvas nos próximos dias, os moradores são orientados a monitorar o nível das águas e buscar abrigo em locais seguros.
Se precisar de ajustes, posso melhorar ainda mais!