No Sul do Brasil, uma intensa onda de calor tem provocado temperaturas excepcionalmente altas, ultrapassando os 40°C e estabelecendo novos recordes. Nesta terça-feira (11), diversas cidades da região tiveram que lidar com o calor intenso, impulsionado por um fenômeno meteorológico que persiste desde o início do mês, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia.
Em Porto Alegre (RS), os termômetros atingiram a marca de 39,5°C, estabelecendo um novo recorde de calor para o ano de 2025. Essa onda de calor tem afetado significativamente o Rio Grande do Sul, com diversas cidades registrando temperaturas extremas.
No Paraná, Curitiba registrou suas maiores temperaturas do ano, chegando a 32°C, superando o recorde anterior de 31,5°C. A previsão indica a possibilidade de um novo recorde de calor em Curitiba para a próxima quarta-feira (12), com a chegada de chuvas intensas durante a tarde.
Para alívio dos moradores do Rio Grande do Sul, a partir de quarta-feira (12), a expectativa é de mais nebulosidade e pancadas de chuva, o que vai contribuir para uma queda nas temperaturas, afastando a possibilidade de novos recordes de calor. Uma frente fria está prevista para atingir o extremo sul gaúcho, levando chuvas para diversas partes do estado até o final da semana.
Em Porto Alegre, o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil emitiu um alerta de risco de chuvas intensas, válido até as 23h59 de quarta-feira (12), sinalizando possíveis mudanças climáticas na região.