SDU Norte fiscaliza caminhões sem lona e reforça segurança em cargas

Multas podem chegar a R$ 890,09; ação visa reduzir acidentes e combater irregularidade

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Norte realizou uma operação de fiscalização de caminhões sem lona na região, identificando motoristas que descumpriam o Código de Postura do Município, que exige o uso de lonas ou telas para cobrir cargas. A medida busca prevenir acidentes e evitar transtornos causados por materiais que podem se soltar durante o transporte.

Foto: Reprodução

Inicialmente, a ação foi apenas educativa, mas autuações estão previstas para as próximas etapas, segundo o superintendente Alan Brandão. A prática irregular preocupa, pois já se tornou comum entre motoristas e empresas. Entretanto, o coordenador de fiscalização da SDU Norte, Paulo Lemos, ressalta que é possível reverter a situação com orientação e aplicação de multas, que podem chegar a R$ 890,09.

Foto: Reprodução

 Além das normas municipais, a prática também configura uma infração grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme o Artigo 230. Transportar um veículo sem o equipamento obrigatório pode resultar em multa e na retenção do veículo até que a irregularidade seja corrigida.

A fiscalização busca garantir a segurança nas vias e reduzir riscos para motoristas e pedestres. Outro problema associado às infrações é o acúmulo de sujeira e materiais nas pistas, que gera transtornos, especialmente em uma região com muitas dragas e jazidas de extração de areia e massará para construção civil.

 “A SDU Norte está atenta a isso, especialmente na nossa região que tem muitas dragas e jazidas de extração areia e massará para construção civil.”, avisou o superintendente Alan Brandão.
 

Leia também