O Papa Francisco, de 88 anos, planeja realizar sua primeira aparição pública desde sua internação em 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia. O Vaticano informou que o pontífice pretende aparecer na janela de sua suíte no Hospital Gemelli, em Roma, neste domingo (23/3), por volta das 12h (hora local), para saudar e abençoar os fiéis.
Tradicionalmente, o Papa conduz a oração do Angelus aos domingos ao meio-dia, falando de uma janela do Palácio Apostólico com vista para a Praça de São Pedro. Devido à hospitalização, o Vaticano tem publicado a oração por escrito nas últimas semanas. A aparição planejada deste domingo será a primeira vez que Francisco será visto publicamente desde sua internação.
O estado de saúde do Papa tem mostrado melhora gradual. Na sexta-feira (21/3), o Vaticano afirmou que o quadro de Francisco permanece estável, com progressos contínuos tanto na função respiratória quanto na motora.
A aparição do Papa Francisco será transmitida ao vivo a partir das 12h (8h no horário de Brasília), com comentários em português, no canal oficial do Vaticano no YouTube.