O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes para ocupar o cargo. A troca deve ser oficializada ainda nesta segunda-feira (5), segundo informou o Palácio do Planalto.
A mudança faz parte de uma série de ajustes na composição dos ministérios. Desde o início do ano, Lula já fez trocas nos comandos da Saúde, das Secretarias de Comunicação Social, de Relações Institucionais e, mais recentemente, no Ministério da Previdência Social, após denúncias de fraude no INSS.
A saída de Cida já era esperada há meses. Em fevereiro, a ministra declarou à Comissão de Ética da Presidência da República que interrompia compromissos para atender a primeira-dama, Janja da Silva, e que deixava de responder aos ministros Alexandre Padilha e Márcio Macêdo. Na época, ela respondia a um processo por assédio moral, que acabou sendo arquivado.
Márcia Lopes, que agora assume o ministério, já foi ministra do Desenvolvimento Social durante o segundo mandato de Lula e tem longa atuação em políticas públicas voltadas às mulheres e à assistência social.