Teve início nesta quarta-feira (7), às 11h30 (horário de Brasília), o conclave que vai eleger o novo papa da Igreja Católica. Os 133 cardeais eleitores já estão reunidos e isolados na Capela Sistina, no Vaticano, onde permanecerão até que haja consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
Mais cedo, os cardeais participaram da missa "Pro Eligendo Romano Pontifice", celebrada na Basílica de São Pedro e acompanhada por mais de 5 mil fiéis. A cerimônia marcou oficialmente o início do processo de escolha do novo pontífice.
Dentro da Capela Sistina, os cardeais entoaram cânticos e fizeram um juramento de sigilo absoluto, prometendo seguir todas as regras da eleição papal. Em seguida, foi dada a ordem "extra omnes", que significa que todos que não participam diretamente da votação devem deixar o local.
A partir de agora, o mundo católico aguarda os sinais vindos do Vaticano, especialmente a tradicional fumaça branca, que indicará a eleição de um novo papa. Enquanto isso, a Capela Sistina segue em total silêncio e recolhimento.
A eleição ocorre após o falecimento do papa Francisco, seguindo os ritos seculares da Igreja. O novo líder espiritual da Igreja Católica comandará mais de 1,3 bilhão de fiéis em todo o mundo.
Agora, os olhares do planeta estão voltados para o Vaticano, à espera do anúncio: "Habemus Papam".
Fonte: CNN