Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila devido à falta de regularização

Medida abrange comercialização e uso do medicamento Metbala da FB Manipulação Ltda

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (14) uma resolução que proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, manipulação, propaganda e uso de todos os lotes do medicamento Metbala, que é à base de tadalafila, produzido pela empresa FB Manipulação Ltda. A decisão foi motivada pela falta de regularização do produto junto à Anvisa, o que levanta sérias preocupações sobre a segurança e eficácia da substância.

Foto: Reprodução | Rafa Neddermeyer | Agência Brasil
Anvisa

Em nota, a Anvisa esclareceu que o produto em questão, uma bala do tipo gummy, não possui qualquer tipo de autorização para fabricação. “Além disso, a empresa identificada não tem autorização da Anvisa para fabricar medicamentos”, completou o comunicado, enfatizando a gravidade da situação em relação à saúde pública. A proibição se estende a qualquer pessoa, física ou jurídica, que comercialize ou divulgue o produto, incluindo veículos de comunicação.

A agência destacou que, segundo a legislação vigente, medicamentos só podem ser comercializados em farmácias e drogarias, devendo estar devidamente registrados na Anvisa. Esse registro é fundamental, pois comprova que o produto atende a critérios de eficácia, segurança e qualidade. A Anvisa ressalta que a tadalafila, indicada para tratar disfunção erétil, é um medicamento que requer prescrição médica, e seu uso deve ser acompanhado por uma avaliação clínica adequada.

Por fim, a Anvisa alertou sobre os riscos da automedicação, enfatizando que produtos irregulares não são inofensivos. “Cuidado! A automedicação coloca sua vida em risco”, advertiu a agência. Além disso, aqueles que promovem produtos não autorizados também cometem infrações sanitárias e estão sujeitos a penalidades, incluindo multas. 

Leia também