A Águas de Teresina dá início, neste sábado (28), às ações do Plano B-R-O BRÓ 2025 com uma manutenção programada no sistema de abastecimento da zona Leste da capital. A intervenção começa às 23h e segue até às 7h de domingo (29), com suspensão temporária do fornecimento de água em bairros da região.
Com a previsão de estiagem intensa e aumento no consumo durante os meses mais quentes, a empresa decidiu antecipar as ações que, tradicionalmente, se concentram no segundo semestre. A manutenção inclui ajustes eletromecânicos no sistema de bombeamento, voltados a melhorar o desempenho da rede e assegurar o abastecimento contínuo durante o pico de calor, quando a demanda pode crescer até 30%.
De acordo com a Águas de Teresina, a retomada do fornecimento ocorrerá de forma gradativa, começando pelas áreas mais baixas e alcançando, em seguida, as regiões mais altas. A orientação é que os moradores se antecipem e armazenem água, utilizando-a de forma consciente até a normalização completa.
A diretora executiva da concessionária, Gabriela Coutinho, explica que os investimentos visam manter a estabilidade do sistema, mesmo diante das temperaturas elevadas. “Nosso compromisso é garantir o abastecimento contínuo, mesmo em períodos críticos. Estamos nos preparando com antecedência para atender a cidade com qualidade”, afirma.