Uma operação da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) apreendeu 70 litros de agrotóxicos irregulares e autuou estabelecimentos comerciais em municípios do norte do estado, durante fiscalização realizada entre os dias 9 e 13 de março.
A ação foi conduzida pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) em Campo Maior, Jatobá do Piauí e Sigefredo Pacheco, com foco na verificação da regularidade do comércio de defensivos agrícolas, das condições de armazenamento e do uso adequado dos produtos por produtores rurais.
A operação teve caráter de retorno e buscou checar o cumprimento de notificações emitidas em fevereiro, após solicitação do Ministério Público do Estado do Piauí. Durante as inspeções, foram lavrados seis autos de infração e emitida uma nova notificação. As equipes também confirmaram o cumprimento de quatro notificações anteriores e registraram quatro termos de desinterdição.
Os 70 litros de agrotóxicos apreendidos apresentavam irregularidades relacionadas à comercialização, ao armazenamento ou à aplicação, em desacordo com a legislação vigente.
Segundo o secretário da Sada, Fábio Abreu, a fiscalização busca garantir a segurança em toda a cadeia produtiva. “Nosso objetivo é assegurar que os defensivos agrícolas sejam comercializados e utilizados dentro das normas legais, protegendo trabalhadores, consumidores e o meio ambiente”, afirmou.
A Adapi destacou que ações desse tipo são fundamentais para impedir a circulação de produtos irregulares ou vencidos, reduzindo riscos de contaminação do solo, dos alimentos e dos recursos hídricos.
Além do caráter fiscalizatório, a operação também teve viés educativo. Comerciantes e produtores receberam orientações técnicas sobre normas legais e procedimentos adequados para armazenamento, manuseio e aplicação segura dos agrotóxicos.