Ministro Alexandre de Moraes manda prender jornalista e humorista

Não se sabe ainda se as prisões ocorreram devido a denúncia feita contra o Ministro à Comissão de Direitos Humanos

Uma semana depois que o jornalista Osvaldo Eustáquio e Bismarck Fugazza denunciaram o ministro Alexandre de Moraes à Corte Interamericana de Direitos Humanos, o STF, por decisão do próprio ministro, determinou nesta segunda-feira (26) as prisões dos dois.  

Até o final da tarde não se sabia se os motivos da determinação das prisões teriam sido provocados pela denúncia contra o ministro. 

Foto: (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ministro Alexandre de Moraes

Segundo a revista Oeste, na semana passada, Bismark Fugazza e Paulo Victor Souza, do Hipócritas, e Osvaldo Eustáquio denunciaram Moraes à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Eles acusam o magistrado de violar “os direitos de liberdade de expressão” no país, com “várias prisões temporárias decretadas ilegalmente”. 

Na ação, Souza, Fugazza e Eustáquio também denunciam a aplicação de “multas desproporcionais” aos brasileiros, sem o devido processo legal.

Em um trecho do documento, os denunciantes alegam que Moraes age para favorecer a si próprio. Eles afirmam que a mulher do magistrado é sócia do ex-deputado Gabriel Chalita, que teria relações estreitas com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A polícia não tinha localizado os três até as 19hs

Leia também