O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) inaugurou nesta terça-feira (02) a 15ª unidade do Programa Justo Acesso, na cidade de Marcolândia. Este programa tem o objetivo de aproximar a sociedade dos serviços judiciais e governamentais, congregando, em um só lugar, os serviços do TJ-PI e de outros tribunais, além de órgãos governamentais que prestam serviços de cidadania. A iniciativa visa atender as pessoas de maneira abrangente, utilizando as possibilidades que a internet oferece.
Em seu discurso, o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, destacou a preparação do Tribunal para implantar o Justo Acesso, levando inclusão e acessibilidade à população. "Estamos, juntamente com as demais instituições, universalizando a justiça. As cidades que perderam as comarcas com as agregações, agora estão recebendo os serviços da justiça, além dos serviços dos órgãos do estado", afirmou o desembargador-presidente.
O prefeito de Marcolândia, Corinto Matos, expressou sua felicidade e gratidão pelo retorno dos serviços da justiça ao município. "É uma satisfação poder viver este momento. A cidade precisava deste local, porque o cidadão precisa da justiça perto dele. Como gestores, tínhamos esse compromisso e assim lutamos para termos de volta todos esses serviços.
A juíza Tallita Sampaio, do município de Padre Marcos, destacou a importância do programa e das parcerias neste momento de revolução tecnológica e digital. "O Justo Acesso aproxima as pessoas da justiça, poupando tempo e recursos", frisou a magistrada.
Homenagem
Como reconhecimento aos serviços prestados ao povo de Marcolândia, o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, o Juiz Auxiliar da Presidência, Luiz de Moura, e o Superintendente de Engenharia, Otávio Nogueira, receberam Títulos de Cidadania concedidos pelos vereadores da cidade.
O Programa
A unidade do Justo Acesso em Marcolândia incluirá, além dos serviços do TJ-PI, como o Balcão Virtual e a realização de audiências virtuais, serviços de parceiros do programa, como os Tribunais Regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE-PI e TRT-PI), Justiça Federal e Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).
O Justo Acesso já possui unidades em diversos municípios piauienses, incluindo Palmeirais, São Félix do Piauí, Eliseu Martins, Landri Sales, Santa Cruz do Piauí, Pimenteiras, Várzea Grande, Alto Longá, Paes Landim, Aroazes, Monte Alegre, Ipiranga do Piauí, Conceição do Canindé e Angical.