Corregedor Nacional e Ministra do TST recebem colar do mérito judiciário no TJPI

Luís Felipe Salomão e Liana Chaib serão homenageados com a mais alta comenda do Tribunal de Justiça do Piauí

Nesta sexta-feira (09), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) homenageará o corregedor Nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Liana Chaib, com o Colar do Mérito Judiciário. A cerimônia solene acontecerá às 9h no Plenário do Palácio da Justiça, localizado no bairro São Raimundo, em Teresina.

Foto: Reprodução/TJ-PI
Corregedor Luis Felipe Salomão

O Colar do Mérito Judiciário é a mais alta honraria concedida pelo TJ-PI e é destinada a autoridades que fizeram contribuições significativas ao Poder Judiciário piauiense. Luís Felipe Salomão, que atualmente comanda a Corregedoria Nacional de Justiça, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde 30 de agosto de 2022, será um dos homenageados. Salomão é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua trajetória inclui atuações como promotor de Justiça em São Paulo e juiz substituto. Ele também foi juiz titular da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). No campo acadêmico, é reconhecido como professor emérito da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro e da Escola Paulista da Magistratura, além de ser autor de vários livros e artigos jurídicos.

Foto: Reprodução/TJ-PI
Ministra Liana Chiab

A ministra Liana Chaib, que ingressou na magistratura trabalhista em 1990, também será condecorada. Ela iniciou sua carreira como juíza substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (PI) e foi promovida a desembargadora em 2001. Liana Chaib já exerceu os cargos de vice-presidente, corregedora-regional e presidente do TRT da 22ª Região. Acadêmica destacada, é doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza e mestre pela Universidade Federal do Ceará. Desde 1988, ministra aulas de Direito Administrativo na Universidade Estadual do Piauí e ocupa a cadeira de número 21 na Academia Piauiense de Letras Jurídicas.

A concessão do Colar do Mérito Judiciário ao ministro Luís Felipe Salomão foi proposta pelo desembargador José Ribamar Oliveira, enquanto a homenagem à ministra Liana Chaib foi sugerida pelo vice-presidente do TJ-PI, desembargador Manoel de Sousa Dourado. A comenda é acompanhada de um diploma e de um registro em livro próprio, sendo outorgada por uma comissão composta pelo presidente do TJ-PI e pelos dois desembargadores mais antigos da instituição.

Leia também